08 agosto 2016

Fique atenta: Endometriose | Saúde da mulher


Olá flores!

Hoje o assunto é bem diferente, acredito que interessa a todas mulheres. Você sabe o que é endometriose?! Você tem?! Estou passando algumas informações breves do assunto e falar um pouco sobre o meu caso.

O que é? Doença caracterizada pela presença do endométrio – tecido que reveste o interior do útero – fora da cavidade uterina, ou seja, em outros órgãos da pelve: trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Todos os meses, o endométrio (sangue) fica mais espesso para que um óvulo fecundado possa se implantar nele. Quando não há gravidez, esse endométrio que aumentou descama e é expelido na menstruação. Em alguns casos, um pouco desse sangue migra no sentido oposto e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, causando a lesão endometriótica. As causas desse comportamento ainda são desconhecidas, mas sabe-se que há um risco maior de desenvolver endometriose se a mãe ou irmã da paciente sofrem com a doença.


* Sintomas *
Existem mulheres que sofrem dores muito fortes e outras que não sentem nenhum tipo de desconforto. Entre os sintomas mais comuns estão:

• Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
• Dor pré-menstrual;
• Dor durante as relações sexuais;
• Dor difusa ou crônica na região pélvica;
• Fadiga crônica e exaustão;
• Sangramento menstrual intenso ou irregular;
• Alterações intestinais ou urinárias durante a menstruação;
• Dificuldade para engravidar e infertilidade.

* Diagnósticos *
O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito por meio de exame físico, ultrassom (ultrassonografia) endovaginal especializado, exame ginecológico, dosagem de marcadores e outros exames de laboratório.


* Exames *
A endometriose ainda é uma doença difícil de diagnosticar por meio do exame físico, ou seja, realizado durante a consulta ginecológica de rotina. Dessa forma, os exames de imagem são mais adequados para indicar a possível existência do problema, que será confirmada posteriormente por meio de exames laboratoriais específicos.

Entre os exames de imagem que podem sinalizar a endometriose, destacam-se:

Ultrassonografia transvaginal – Procedimento de menor custo, que permite a identificação de endometriomas, aderências pélvicas e endometriose profunda.

Ressonância magnética – Exame mais caro, a ressonância magnética apresenta melhores taxas de sensibilidade e especificidade na avaliação de pacientes com endometrioma e endometriose profunda.

Programa Bem Estar fala sobre o tema.


* Meu caso *
Há 3 anos eu tive complicações no ovário direito, devido a fortes dores abdominais, durante 1 ano, quando realizei a ultrassom descobri um tumor no ovário direito, que foi retirado com uma cirurgia. Mas até hoje não foi descoberto a causa desse cisto que virou um tumor (chamado assim pelo tamanho) mesmo retirado, eu sinto dores abdominais diariamente e mais intensas no período menstrual, ao realizar exames descobri a tal endometriose (coisa maldita) tenho vários focos no abdômen, mas só posso fazer uma cirurgia depois de uma ressonância magnética (que é muito cara por sinal) em fim, tem dias quem nem posso realizar simples tarefas por causa da dor, até o psicológico é alterado, então mulheres: QUALQUER DOR ABDOMINAL CONSTANTE OU FORA DO NORMAL procure um médico, é comum ter cólica, mas não forte demais, como escrevi antes essa doença traz infertilidade, entre outro problemas, não deixe para cuidar tarde demais!

Infelizmente o Brasil não tem muita especialização de tratamento da doença, na maioria dos casos, será preciso gastar muito para ter o diagnostico correto e tratamento.

Mas você leu, leu... e? "Ah Blenda eu não tenho endometriose, já fiz e faço meus exames" - ótimo - mas acredito que conhece alguém que possui os sintomas alistados acima, então divulgue o assunto para o máximo de mulheres que você conheça.

Ah, já escrevi aqui no blog sobre Cisto no ovário, saiba mais aqui.

Agora eu quero saber de você, se tem ou teve endometriose, como tratou ou alguma dúvida, beijos!

Não tenho formação médica, consulte o seu médico. Fonte de pesquisa.


34 comentários:

  1. Já ouvi falar mas não sabia ao certo do que se tratava.
    Bem bacana sua postagem,vai ajudar muitas pessoas que as vezes sofrem da doença e nem sabem ao certo o que é
    bjs
    3http://megapracima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem explicativa sua matéria! Com toda certeza é sempre bom saber mais um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Bem explicada, e é muito utilnr importante, essa doença é bem comum nas mulheres.
    Gostei muito...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Bem explicada, e é muito utilnr importante, essa doença é bem comum nas mulheres.
    Gostei muito...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Endometriose é bem complicado e muito serio, minha mãe teve e já operou!
    Bjcas e uma ótima semana para você!
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  6. GOSTEI MUITO DA MATERIA MUITO INFORMATIVA E ÚTIL PARA NOS MULHERES.
    BJS

    http://christine-blogdosligados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto é mt importante, e muitas devem saber.. :D

    Blog: www.iathilamarques.com.br/
    Instagram: instagram.com/iathilamarques
    Fanpage: https://www.facebook.com/MakesAfinsByIathilaMarques

    ResponderExcluir
  8. Isso e muito serio! Adorei o post.
    Como sofremos...
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Gostei. Muito legal voce abordar esse assunto!
    Eu nao conhecia a doença.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu post, bem informativo. É sempre bom alertar, é preciso se cuidar e sempre fazer revisão para não ser pego de surpresa.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha ouvido falar mas não conhecia a fundo, já me foi mandado fazer exames para ver se tinha pelas cólicas menstruais que sempre tive desde o primeiro dia em que menstruei, mas graças a Deus não era Endometriose. Acredito que não seja fácil viver com dor, e nós mulheres temos que ser mais atentas com nosso corpo!
    Muito bom teu post!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  12. Assunto muito importante. Uma amiga já teve endometriose e fez até uma cirurgia.

    ResponderExcluir
  13. Ótima post
    É horrível senti dor mas com este post
    Fica mas fácil pra se cuidar
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post Blenda!
    Bem informativo e esclarecedor.
    Vale passar pra frente ! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Esse e um assunto super importante! Ameii o texto super explicativo!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Esclarecedor, importante ficar atento aos sintomas.
    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Muito bacana esse post!
    Minha irmã tem e realmente é algo que deve ser tratado!
    Beijos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu vi o programa quando falou disso.
    É ficar atento aos sintomas né.. mto importante esse tema!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Que post mais espetacular e relevante!
    Realmente é um assunto muito sério e devemos ficar atentos aos sintomas.
    Obrigada por compartilhar. beijos

    ResponderExcluir
  20. Que post mega importante, é muito sério e precisamos ter esse cuidado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Post mega importante de utilidade pública. Mesmo não tendo é muito bom conhecermos para ajudar quem tenha.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  22. Uma médica na minha adolescência disse que eu tinha e que as dores iriam sumir ou diminuir se eu tomasse anticoncepcional para controlar a data da menstruação, porque tinha mês que eu menstruava umas três vezes, enfim, nunca quis tomar, mais quando finalmente casei, realmente tive melhora, não 100% mais estou bem melhor. Espero que consiga fazer a ressonância e que tudo se resolva logo. Beijinhos...

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo post, temos que analisar a gravidade até mesmo da cólica, amei o post e vou indicar

    ResponderExcluir
  24. Blenda muito bom seu post! Muito boa a idéia de falar sobre o assunto que muitas acabam achando que os sintomas são de alguma coisa e na verdade são da própria doença, mas quando veem, já é tarde demais!

    ResponderExcluir
  25. Gostei bastante desse post blenda. É super importante ficar atenta a qualquer sinal, esse post me fez pensar, como meu útero está? Tenho tido algumas mudanças e já estou correndo atrás pra saber oque é. Um grande abraço. É muito obrigada por esse post

    ResponderExcluir
  26. Caramba, já ouvi falar sobre o assunto, mas não a fundo. Conheço uma conhecida que tem.

    ResponderExcluir
  27. Muito informativo o post Blenda, ultimamente tenho sentido algumas coisas que você alistou e fiquei alerta agora. Favoritei esse post e vou divulgar. Parabéns pelo excelente trabalho aapesar das dificuldades diárias que você enfrenta. Jeová cuida de você! Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Muito informativo o post Blenda, ultimamente tenho sentido algumas coisas que você alistou e fiquei alerta agora. Favoritei esse post e vou divulgar. Parabéns pelo excelente trabalho aapesar das dificuldades diárias que você enfrenta. Jeová cuida de você! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Mulher to besta ..... gostei muito desse post de verdade ! melhoras pra vc , ficarei mais atenta !

    ResponderExcluir
  30. Muito bom abordar temas mais sérios. Gostei bastante da sua iniciativa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Blenda conheço algumas mulheres que tem endometriose e relatam esses sintomas que você descreveu. Espero que você consiga seu tratamento o quanto antes e suas dores diminuam. Obrigada por compartilhar informações tão importantes.
    Beijos,
    www.fernandacoutinho.com.br

    ResponderExcluir
  32. Excelente postagem...tenho amigas com a doença e de fato é muito incômoda...
    Forças e melhoras...
    Blog Arrojada Mix

    ResponderExcluir


Bem vindo(a) seguidoras e visitantes!

Fiquem a vontade para expor sua opinião e duvidas, para ajudar o blog crescer, é muito importante!

Se não quiser comentar aqui, manda um e-mail pra mim: blogliberfashion@gmail.com

Beijos!

© RM Desing - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Renata Massa | Tema Base: Butlariz.
imagem-logo